quarta-feira, 9 de março de 2011

Resenha: "Rakushisha"


Guia de viagem
do outro e de si mesmo
numa só embalagem.

Esse rascunho de HaiKai é uma tentativa de homenagear a Adriana Lisboa e esse livro que na verdade é um longo poema que fala de viagem, amor, acaso e tudo mais de importante que existe na vida.

Logo no começo do livro Adriana fala sobre o andar: um pé depois do outro. E assim segui com ela todos os capítulos, lendo, vivendo e sentindo cada palavra escrita, uma após a outra. E terminei a leitura pensando: essa simplicidade do "um pé depois do outro" é algo que me custa tanto. Sinto uma enorme dificuldade em me deixar levar sem saber aonde o caminho me levará, e em aceitar que é o caminho, e não o destino final, o que realmente importa.
A viagem de Celina e Haruki ao Japão é, na verdade, como aliás toda viagem, uma jornada para dentro de si. O caminho dos dois se cruza e a partir daí tudo acontece em "quase-sustos, um grande por acaso com cacoetes de gestos definitivos" como Adriana escreve tão bem. E a sensação que me ficou foi que tudo na vida é assim. Nós é que não suportamos, e tentamos, sempre, remover o acaso e a fragilidade de cada decisão tomada, pensando que assim construímos um caminho mais seguro. Mas não há segurança; o destino final muda à cada passo dado. E, se é assim, só nos resta caminhar, um pé depois do outro, e apreciar a paisagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vivo tropeçando...
Sou a Maysa.

Vanessa Souza disse...

Como gosto deste livro, Carina!
Talvez seja o meu favorito da Adriana.

Haruki e Yukiko. Enredo de arrancar o coração e atirar aos cães no pátio...

Bacana estares sempre no meu blog querido. Estou muito relapsa com as visitas nos blogs amigos. No começo, eu respondia todo mundo, todos os dias. O volume aumentou (de comentários) e comecei a fazer uma vez por semana. Nas últimas semanas, com a dissertação-trabalho-vida, não tenho conseguido mais nem isso. Como já utilizo um tempo considerável para os meus (cerca de) três post´s diários... Tento (nem sempre com sucesso) fazer com que letra e imagem tenham sentido para mim, naquilo que posto.
Abraço ;)

Postar um comentário